quarta-feira, 7 de junho de 2017

DIREITOS SOCIAIS (PARTE1)


Direitos Sociais, é um artigo que publicarei em partes por se tratar de um assunto um tanto polêmico. Esse artigo é inspirado na obra da escritora Maria Palma Wolff: Direitos Sociais. Espero que gostem e que possam fazer bom uso do material.



O LIVRO: “DIREITOS SOCIAIS”

Na síntese, ao qual se trata o livro DIREITOS SOCIAIS, a autora nos expõe a evolução dos Direitos Sociais através da história, desde os primórdios até os dias atuais, de maneira breve, mas, completo em informações.

Trata sobre como surgem os Direitos Sociais, as lutas travadas pelas classes, até então, consideradas inferiores. Lutas, não somente através de manifestações, mas grandes batalhas contra as classes dominantes, à exemplo disso, os direitos da mulher em relação aos homens, as quais eram vistas como inferiores, estando no mesmo nível dos escravos, ou seja, não possuíam nenhum direito, sendo pessoa sem consciência ou intelecto para influir na sociedade, como votar, por exemplo.
  
Aborda também a utilização de escravos como objeto, mercadoria, sendo negros e índios considerados como “coisa”, um ser sem alma, sendo assim, não existir como ser humano, mas simplesmente como mercadoria e força de trabalho.

Centenas de anos se passam, novos mundos são descobertos e inescrupulosamente explorados, nativos tornados escravos, florestas dão espaço para grandes plantações, e a exploração humana continua. Mesmo tendo havido alguma evolução nos direitos, inicialmente da mulher na Europa, nos novos mundos a situação ainda permanece igual.

Lutas pela dignidade humana, guerras civis, revoluções, o novo mundo também exige seus direitos, liberdade, é o que gritam os que são explorados, torturados, e isso abre uma nova perspectiva de vida em sociedade, uma sociedade com direitos iguais, sem distinções de classe, credo, raça ou sexo.

Evolução social, mulher na política, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito dos Idosos, Direitos da Mulher, em teoria o mundo moderno garante direitos iguais a todos seres humanos, mas será mesmo que esses direitos são garantidos? Ou será que não passa de palavras escritas em algum documento qualquer, sem real valor e efetivação desses direitos?

É com base nesse conteúdo que a autora, pesquisadora sobre o tema com várias obras sobre o assunto, nos dá uma orientação para que possamos nos questionar quanto a esses direitos: Eles realmente existem? Quais são esses direitos? Quem usufrui efetivamente destes? A Constituição Federal Brasileira, onde traz os direitos da pessoa humana, garantem os mesmos a todos os cidadãos brasileiros? São muitas questões, sem nenhuma resposta.

Um conjunto de ideias que nos arremete a questionarmos a eficiência dos direitos disponibilizados e se, são ou não, colocados em prática para a sociedade. Sabemos que a lei existe, agora cabe-nos analisar se estão sendo eficazes e garantindo, com efetividade, esses direitos de maneira ampla, ou se apenas para determinadas classes....
.......continua! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Danos Morais aos Filhos por Abandono Afetivo do Pai

Foi publicado no portal Âmbito Jurídico no dia 20 de novembro de 2017 mais um caso de condenação do pai à indenizar a filha, neste caso, s...