sexta-feira, 16 de junho de 2017

DIREITOS SOCIAIS (CONCLUSÃO)



"PENSO, LOGO EXISTO"

Após analisarmos algumas questões abordadas no livro Direitos Sociais, podemos notar que a evolução dos direitos se deu mais na teoria que na prática.



Percebo que no Brasil, violações dos direitos da comunidade carcerária, chamam muito mais a atenção dos órgãos protetores que as violações, os quais, possuem números imensamente maiores, aos dos cidadãos de modo geral. Talvez porque não dê tanta manchete nos jornais, não tem a mesma atenção da mídia. Nem vou falar sobre a quantidade de policiais que são mortos, pelo simples fato de serem policiais, mas, quem sabe em breve não me dedico à um estudo exclusivo sobre isso...

Estariam mesmo essas organizações dispostas a lutar pela efetivação desses direitos à todas as pessoas, ou estariam apenas interessadas em aparecer nos jornais como heróis para usarem isso em benefício próprio? Será que lutar pelo cidadão de bem não é válido, e por isso só acontece através de “pequenas” instituições e sem nenhuma intervenção dos grandes órgãos internacionais?

Atualmente, no Brasil, existem 16.293 sindicatos “lutando” pelos direitos do trabalhador, mas me pergunto: realmente se faz necessário tantos sindicatos? A contribuição sindical OBRIGATÓRIA, não seria um tipo de extorsão, visto que o trabalhador não pode se recusar a contribuir? Tal contribuição arrecadou cerca de R$3,5 Bilhões só em 2016, isso me leva a crer que criar um sindicato é mais lucrativo que abrir uma empresa. Desse valor, quanto retornou ao trabalhador? Além disso, a quantidade de greve que esses sindicatos organizam, obrigando de maneira coercitiva aos trabalhadores aderirem, indica a intensão, com toque de terrorismo, de manipular o sistema em favor próprio e usar o trabalhador como pretexto.

Apenas acrescento que, ao praticar greves abusivas e manifestações violentas e desordeiras com inúmeros danos às empresas e até com agressões físicas contra trabalhadores que não desejam aderir à determinada greve, só me leva a crer que esses sindicatos não estão nem um pouco interessados em defender o trabalhador, mas sim, apenas enriquecer às custas destes!

Enfim, falar sobre Direitos Sociais no Brasil, sempre será polêmico, pois está no cerne do ser humano, tentar levar vantagem sobre o próximo, e não importa quantas leis sejam criadas, para cada evolução, haverá também regressos.

Para o devido entendimento, sugiro ao leitor ler essa série completa (PARTE1), desde o primeiro artigo, pois, somente assim, poderá compreender a colocação de cada uma de minhas palavras neste extenso artigo. 

Espero que o leitor aprecie e lhe faça útil o material aqui publicado, já que se trata de um estudo realizado com muita cautela e voltada à verdade, sem nenhum tipo de manipulação intelectual, deixando que o leitor conheça não só meu ponto de vista com nossa realidade, mas sim, que possa tirar suas próprias conclusões.

Obrigado à todos e até a próxima!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Danos Morais aos Filhos por Abandono Afetivo do Pai

Foi publicado no portal Âmbito Jurídico no dia 20 de novembro de 2017 mais um caso de condenação do pai à indenizar a filha, neste caso, s...